Florbela Espanca

Ambiciosa

Para aqueles fantasmas que passaram,
Vagabundos a quem jurei amar,
Nunca os meus braços lânguidos traçaram
O vôo dum gesto para os alcançar...
Se as minhas mãos em garra se cravaram

Sobre um amor em sangue a palpitar...
- Quantas panteras bárbaras mataram
Só pelo raro gosto de matar!
Minh’ alma é como a pedra funerária

Erguida na montanha solitária
Interrogando a vibração dos céus!
O amor dum homem?

- Terra tão pisada,
Gota de chuva ao vento baloiçada...
Um homem?
- Quando eu sonho o amor de um Deus!...



Árvores do alentejo


Horas mortas...
curvadas aos pés do Monte
A planície é um brasido...
e, torturadas,
As árvores sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a bênção duma fonte!
E quando, manhã alta, o sol postonte

A oiro a giesta, a arder, pelas estradas,
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!
Árvores! Corações, almas que choram,

Almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!
Árvores! Não choreis! Olhai e vede:

-Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água!



Desejos vãos


Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a
Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
Eu queria ser o sol, a luz intensa

O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte !
Mas o mar também chora de tristeza...
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos céus, os braços, como um crente!
E o sol altivo e forte, ao fim de um dia,

Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as pedras... essas... pisa-as toda a gente!...



Castelã de tristeza


Altiva e couraçada de desdém,

Vivo sozinha em meu castelo:a Dor!
Passa por ele a luz de todo o amor...
E nunca em meu castelo entrou alguém!
Castelã da Tristeza, vês?...

A quem?...-E o meu olhar é interrogador
-Perscruto, ao longe, as sombras do sol-pôr...
Chora o silêncio...nada...ninguém vem...
Castelã da Tristeza, porque choras

Lendo, toda de branco, um livro de horas,
À sombra rendilhada dos vitrais?...
À noite, debruçada, plas ameias,

Porque rezas baixinho?...
Porque anseias?...
Que sonho afagam tuas mãos reais?...